4 Ventos Produções:

EMAIL: 4ventos2007@gmail.com

PASTOR CLAUDIO

filme longa metragem

“Pastor Cláudio”, de Beth Formaggini, estreia dia 14 de março

Documentário revela crimes praticados pelo bispo Cláudio Guerra na Ditadura Militar no Brasil

 

“Pastor Cláudio”, documentário escrito e dirigido por Beth Formaggini, estreia dia 14 de março nos cinemas. O filme mostra o encontro entre o bispo evangélico Cláudio Guerra — ex-delegado responsável por assassinar e incinerar opositores à Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), — e Eduardo Passos — psicólogo e ativista dos Direitos Humanos, que trabalha no atendimento a vítimas da violência do Estado. A 4 Ventos Comunicação assina a produção e ArtHouse, a distribuição.

 

No longa, Pastor Cláudio, respaldado por uma polêmica Lei da Anistia e hoje membro ativo da comunidade evangélica, revela, dentre outros crimes, como fazia para desaparecer com corpos durante sua atuação no período da Ditadura. Com a abertura política, Cláudio trabalhou na segurança pública. Para registrar o diálogo entre o pastor e o psicólogo, a diretora Beth Formaggini monta um cenário com um telão em que são projetadas fotografias e vídeos de vítimas de um passado que perdura.

 

“Neste filme propus uma conversa entre Cláudio e Eduardo durante a qual se projetam as imagens, permitindo-nos ver a vinculação de Cláudio à violência do Estado praticada naqueles anos, além de perceber sua frieza aterradora”, explica a diretora. “A interação dos dois personagens e as cenas e fotos no telão, que também são projetadas no corpo de Cláudio, trazem à tona memórias e reflexões sobre a banalidade do mal e seus desdobramentos. A violência dos homens e do Estado continua a nos assombrar até hoje no Brasil e no mundo".

 

“Pastor Cláudio” surgiu a partir da investigação de Beth Formaggini na direção do documentário "Memória Para Uso Diário" (2007), sobre o Grupo Tortura Nunca Mais e os desaparecidos políticos da ditadura. Em 2012, foi lançado o livro "Memórias de Uma Guerra Suja", em que Rogério Medeiros e Marcelo Netto reuniram depoimentos de Cláudio Guerra. A partir deles, Beth conseguiu respostas para casos que permaneciam sem esclarecimento da Operação Radar (1973-1976), que executou 19 integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Foi então que a diretora partiu para Vitória em 2015 com objetivo de entrevistar Cláudio Guerra, em companhia de Eduardo Passos.

 

O longa venceu o prêmio de melhor filme no Festival de Vitória 2018 e participou do Festival Internacional de Cinema Documental (Equador, 2018), Festival Kinoarte de Cinema 2018, da mostra Brasil em Movimento (França, 2018), Festival Internacional de Mulheres no Cinema - FimCine 2018, Festival do Rio 2017, Festival de Havana 2017, Festival Internacional de Filme Documentário do Uruguai - Atlantidoc 2017, Forum Doc BH 2017 e do Festival Internacional Pachamama (Acre, 2017). 

 

Sinopse:

Conversa entre o Bispo evangélico Cláudio Guerra, ex-chefe da polícia civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à Ditadura Militar brasileira e Eduardo Passos, psicólogo militante dos direitos humanos. 

 

Personagens:
Cláudio Guerra
Eduardo Passos
Ivanilda Veloso
Marival Chaves
Maria Helena Vignoli de Morais

 

Ficha técnica:

Direção, roteiro e produção executiva: Beth Formaggini

Pesquisa: Linara Siqueira, Juliana Machado, Beth Formaggini, Marcia Medeiros, Vinicius Noronha

Produção: Valéria Burke e Linara Siqueira

Fotografia e câmera: Cleisson Vidal e Juarez Pavelak

Montagem: Márcia Medeiros e Julia Bernstein, edt.

Produtor de Finalização: Ade Muri

Edição de som: Bernardo Gebara

Mixagem: Bernardo Gebara e Alexandre Jardim

Produção de finalização: Ade Muri

Consultoria: Marta Andreu

Vídeo design: Rogério Costa

Som direto: Toninho Muricy

Tape to Tape e finalização: Link digital

Ano: 2017

Duração: 76'

Classificação: 12 anos

Empresa Produtora: 4Ventos Comunicação

Distribuição: ArtHouse

SINOPSE

Conversa entre o Bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da polícia civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.

A conversation between a deleuzian psychologist and human rights activist and a murderer who used to incinerate the bodies of those who stood against the Brazilian dictatorship.

Gênero: Documentário

Formato: HD

Entrevistado

Pastor Cláudio

 

Direção, Roteiro e Produção

Beth Formaggini

Produção

4Ventos Produções

 

Produtoras

Valeria Burke e Linara Siqueira


Cinematografia

Cleisson Vidal e Juarez Pavelak

 

Montagem

Marcia Medeiros e Julia Bernstein
 

Ano: 2017

 

Duração: 75'

 

Classificação: 10 anos

 

Idioma: português

Idioma da legenda na

cópia de exibição: Leg Inglês
 

Assista ao Trailer do filme